Chá mate traz vários benefícios à saúde.
Tweetar
A "bola da vez" agora, quando se fala em saúde é o Chá Mate. E não é para menos: estudos mostram que a erva ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, diabetes, doenças cardiovasculares e tumores, é o que vem mostrando as novas pesquisas sobre a planta. E pode ser como tererê, chimarrão, quente ou gelado.
Erva mate |
Pesquisas realizadas com ratos, na UFRJ, mostraram que os ratinhos que receberam a bebida durante dez meses apresentaram menos genes do envelhecimento ativos, do que aqueles que haviam recebido água.
A substância responsável pelo retardamento do envelhecimento ainda não está evidenciada, mas, parece ser o ácido clorogênico, um potente antioxidante encontrado na planta. Essa mesma substância também estaria relacionada à redução da formação de tumores, fato já constatado em pesquisas realizadas na Univali (SC).
A presença de doses consideráveis de cafeína na planta estaria relacionada à perda de peso, devido ao efeito lipolítico (capaz de quebrar a gordura) da cafeína.
Já os estudos realizados na Universidade Federal de Santa Catarina revelaram que o chá mate também reduz a glicemia (taxa de glicose na circulação), o que é uma ótima notícia aos portadores de diabetes.
Com informações da Revista Saúde.