|

Groenlândia tem degelo recorde em julho


A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) informou que a superfície de gelo que recobre a Groenlândia sofreu um degelo recorde neste mês de julho. 

A área em branco refere-se ao gelo
De acordo com os cientistas da Nasa, em apenas quatro dias, medidos a partir do dia 8 de julho, a área da camada de gelo descongelada que era de 40% passou para 97%. Apesar de cerca de metade da camada de gelo da Groenlândia normalmente derreter nos meses de verão, a velocidade e proporção do derretimento registradas neste mês surpreendeu os cientistas e por ser das mais elevadas desde que o monitoramento por satélites da região teve início, há três décadas. 

Entre as áreas em que se detectou derretimento estava até o local mais frio e mais alto, a estação Summit. De acordo com os especialistas da Nasa, quase toda a camada de gelo da Groenlândia, desde suas finas extremidades na costa, até o seu centro, que tem três quilômetros de espessura, enfrentaram algum grau de derretimento em sua superfície.

Os pesquisadores buscam, agora, entender as causas desse degelo.


Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quarta-feira, 25 de julho de 2012 às 16:50. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias