|

Saúde: óleo vegetal pode prevenir placas bacterianas.

O óleo da castanha-do-pará pode ser benéfico para a saúde bucal. A conclusão é da dentista Cíntia de Fátima Buldrini Filogônio, em sua tese de mestrado. 

Dentes com placa bacteriana
 “Alguns pacientes de quadro saudável comentavam que tinham o hábito de escovar os dentes e fazer bochechos com óleos”, conta Cintia. 

Ao pesquisar mais profundamente o tema, a dentista encontrou diversas referências sobre o uso de óleos vegetais na odontologia, como o da maleleuca, planta nativa da Austrália, e o do cravo, especiaria indonésia. Mas nenhum estudo mencionava a utilização de óleos derivados de produtos brasileiros. Foi então que surgiu a ideia de testar o óleo da castanha-do-pará. Segundo a pesquisadora, a castanha, por ser um alimento gorduroso e oleoso, poderia inibir a formação da placa bacteriana, criando uma barreira protetora sobre o esmalte.

As informações são da Ciência  Hoje.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 às 20:16. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias