|

Vida na Terra veio de Marte, em meteorito, diz pesquisa.

Um renomado cientista anunciou na quarta-feira ter confirmado uma antiga hipótese: a vida na Terra começou em Marte. A descoberta do professor Steven Benner, ouvido na conferência de geoquímicos Golschmidt 2013, em Florença (Itália), explora as dúvidas da comunidade científica sobre a origem do RNA, do DNA e de proteínas. 
Marte
Foto: NASA

Cientistas acham que o RNA poderia surgir com a incidência do sol ou do calor em átomos como o de carbono, mas isso tem produzido apenas alcatrão. Seria preciso que os átomos estivessem alinhados em certos minerais cristalizados que, há 3 bilhões de anos (quando surgiu o RNA, a primeira molécula genética), já estavam dissolvidos nos nossos "oceanos". 

Onde existiam esses minerais? Em Marte. As "sementes" da vida teriam viajado para a Terra em meteoritos desprendidos do planeta vermelho por erupções vulcânicas. A forma mineral dos elementos boro e molibdênio, catalisadores que teriam permitido que moléculas orgânicas desenvolvessem as primeiras estruturas vivas, seriam abundantes em Marte. 

Segundo o pesquisador do Instituto de Westheimer para a Ciência e a Tecnologia, nos Estados Unidos, esses elementos parecem controlar a tendência que materiais orgânicos têm de se transformarem em alcatrão. O professor Benner também notou que a água que cobria a superfície da Terra, além de corrosiva para o RNA, era um impeditivo para a formação do boro. Naquela época, havia água também em Marte, mas em menor quantidade.

As informações são do portal Zero Hora.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 29 de agosto de 2013 às 18:28. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias