Governo dos EUA multa Google Street View
Tweetar
Um dos principais projetos do Google, o Google Street View recebeu uma multa de US$ 25 mil da Federação de Comunicação do governo dos EUA (FCC, sigla em inglês). A companhia foi acusada de não ter colaborado com a investigação feita pela FCC sobre o Street View.
A Federação afirmou que a companhia havia coletado informação pessoal sem permissão no Street View e que o Google não havia cooperado com as investigações governamentais.
Segundo a FCC, entre 2007 e 2010, os carros do serviço Street View tinham andado por várias ruas europeias e dos EUA recolhendo não só fotos, mas também dados sobre as redes de internet sem fio desprotegidas encontradas nos lugares.
A FCC também descobriu que o Google coletava dados não codificados das pessoas, como senhas, mensagens de texto e e-mails, nas ruas enquanto pesquisava para o Street View entre os anos de 2008 e 2010. A companhia afirmou que as informações vinham apenas em fragmentos e que elas foram encontradas por erro.
Na Europa, a reação foi quase imediata: tanto na Inglaterra quanto na Alemanha, o projeto recebeu críticas e sanções dos governos. Nos EUA, o Governo continua investigando a companhia.
Carro do Google Street View (Foto: Douglas Maas) |
De acordo com o “The New York Times”, o engenheiro do Google responsável pelo projeto se recusou a falar com os investigadores, ato que a FCC considerou um impedimento para que o processo continuasse. Para o governo norte-americano, o Google não ajudou com as investigações sobre o Street View. Para a empresa, houve cooperação.
As informações são do Portal Uol.
As informações são do Portal Uol.