|

Azul e Trip se fundem e nova companhia aérea detém 14% do mercado

Azul e Trip anunciam nesta segunda-feira a fusão das empresas, disse uma fonte a par do assunto, criando uma companhia aérea com cerca de 14 por cento do mercado brasileiro em mais um movimento de consolidação no setor. A Azul, terceira maior companhia aérea do Brasil, afirmou que somente se pronunciará no evento de imprensa que será realizado nesta tarde em São Paulo. 

O teor do encontro, porém, não foi informado. Representantes da Trip não comentaram o assunto. A formação de uma terceira grande empresa aérea no Brasil para ganhar força frente às líderes TAM e Gol é vista com bons olhos por especialistas. 

Além disso, uma empresa maior tem mais condições de reduzir custos, o que atualmente é o principal entrave para todo o setor. "Aumentamos o número de grandes 'players'. Um terceiro seria importante, porque apesar de as empresas já existirem, as participações são muito fracionadas", afirmou o professor Paulo Resende, especialista em transportes da Fundação Dom Cabral. "Azul e Trip juntas terão poder de escala, volume e podem trazer uma concorrência interessante em questão de tarifas e malhas aéreas", acrescentou. 

A Azul terminou abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94 por cento, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29 por cento, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira. Combinadas, as duas empresas ficaram com 14,2 por cento de market share no mês passado. 

A liderança segue sendo disputada entre TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98 por cento do mercado doméstico.

As informações são do portal Yahoo.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) segunda-feira, 28 de maio de 2012 às 14:11. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias