|

Pesquisador brasileiro mede o Sol com a maior precisão da história

Um pesquisador brasileiro da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR, divulgou a mais recente descoberta sobre o Sol.

O doutor em física Marcelo Emílio conseguiu medir o sol com a maior precisão da história. Forma quase dez anos de pesquisa, e ao final, descobriu que o tamanho do sol é 700 km maior do que se imaginava.

De acordo com os cálculos do pesquisador, o Sol tem 1,392,684 quilômetros de diâmetro. Isso equivale a 109 vezes o tamanho da Terra. Imagens de um satélite da Nasa ajudaram a medir o sol fora da atmosfera terrestre.

sol“Esta medida do tamanho do Sol vai ajudar a entender melhor como funciona o Sol e como funcionam outras estrelas também”, explica o físico.

A descoberta foi feita com base em um fenômeno raro, chamado Trânsito de Mercúrio: quando o planeta vermelho fica no caminho entre o Sol e a Terra.

“A gente observou o Sol em dois momentos em que o planeta Mercúrio cruzava o sol. Primeiro em 2003 e segundo em 2006. O satélite mediu o Sol tirando uma imagem a cada minuto”, explica.

O próximo passo do estudo é buscar uma medida ainda mais precisa. Desta vez, usando o planeta Vênus como referência.

Postado por Fabrício Marques no(a) segunda-feira, 16 de julho de 2012 às 10:16. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias