|

O quarto estado físico da água

Pesquisadores analisaram a água que, em certas condições específicas de pressão, por exemplo, permanece líquida após 0ºC – ponto em que a água líquida normalmente congela. Mais especificamente, os cientistas usaram simulações de computador (pois os instrumentos de laboratório não são sensíveis o suficiente) para avaliar a água líquida a -47,8ºC nessas condições.
Ligações de hidrogênio na água líquida
Segundo Pradeep Kumar e H. Eugene Stanley, neste “novo estado” a água está líquida mas mantém algumas características do gelo, passando a ter uma estrutura molecular mais organizada. Ainda segundo Kumar e Stanley, esse estado especial da água líquida têm mais dtêm mais de 80 propriedades pouco comuns. O que surpreendeu os cientistas foi que a água nesse estado se tornou uma melhor condutora de calor, diferentemente do que acontece com a água e o gelo.

As informações são do Estadão.

Postado por Fabrício Marques no(a) segunda-feira, 14 de novembro de 2011 às 16:26. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias