|

Veneno de abelha para combate ao HIV.


Um time de cientistas e médicos da Washington University, dos EUA, descobriu que o veneno do inseto é letal para o vírus quando age em conjunto com nanopartículas – que levam o antídoto a lugares específicos do corpo.
Agora, os cientistas estudam a criação de um gel vaginal composto por nanopartículas com o veneno da abelha para ser usado durante as relações sexuais. Se um dos parceiros estiver contaminado com o vírus do HIV, o gel teria a função de prevenir a contaminação. Os médicos também sonham que o gel possa ser um agente para evitar a propagação da doença em países com alta incidência de contaminação.
Combate – Segundo os cientistas, o veneno da abelha tem um componente que destrói o vírus. Chamado de metilina, ele rompe uma espécie de escudo do vírus HIV, e o elimina na sequência. O experimento funcionou com duas cepas do HIV, a CXCR4 e a CCR5.
A nanopartícula, diz o estudo, será essencial no processo. Ela terá uma espécie de inteligência para atacar somente os vírus e os grupos de células contaminadas. Desse modo, ela não injetaria o veneno da abelha em células saudáveis, preservando a saúde do paciente.
Se a pesquisa vingar, ela pode servir de base para outros experimentos. E pode resultar em remédios eficazes que eliminam vírus que causam hepatites B e C, por exemplo.
As informações são do Exame Info.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 10 de março de 2013 às 16:36. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias