|

Festa do pinhão começa neste sábado, em Lages (SC).

A região mais fria do Brasil entra definitivamente no clima de mais uma Festa Nacional do Pinhão. Será aberto na manhã deste sábado e vai até o dia 2 de junho, no calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, o Recanto do Pinhão, estrutura paralela à festa e que busca valorizar os talentos artísticos da Serra Catarinense. 

Lages, SC
Ao longo de 16 dias, serão 115 atrações, todas com entrada gratuita e voltadas às tradições gaúchas, justamente para fazer do Recanto um espaço onde prevalece a essência de uma das festas mais tradicionalistas do Sul do Brasil. Todos os anos a prefeitura seleciona entidades beneficentes para montar estandes no Recanto, comercializar seus produtos e, assim, obter a renda que é utilizada durante o ano nas ações voluntárias. Neste ano, seis entidades estarão presentes no local. 

Toda a renda obtida com a venda de bebidas e comidas típicas, como ponche, quentão, paçoca de pinhão e entrevero, fica com as entidades. Em anos anteriores algumas entidades chegaram a lucrar até R$ 40 mil, mas a média estimada é de R$ 16 mil. No Recanto, os visitantes têm acesso a informações sobre a festa, a cidade, restaurantes, hotéis e pousadas alternativas na Casa do Turista. A segurança fica por conta de policiais militares, vigilantes contratados e agentes de trânsito da prefeitura. A PM, que tem uma base fixa no calçadão, estima que cinco mil pessoas passem por dia pelo Recanto do Pinhão.

As novidades deste ano são a abertura do local todos os dias já pela manhã, com atrações das 10h às 20h, e a nomenclatura do espaço, batizado como Recanto do Pinhão Aracy Paim, em homenagem ao idealizador da primeira edição da festa, que ocorreu na própria Praça João Costa, em 14 e 15 de julho de 1973, com duas Barracas da Amizade, comidas típicas, desfile da rainha e princesas e apresentações de músicos locais. A viúva Adelma Paim e o prefeito de Lages na ocasião, Juarez Furtado, estarão presentes na abertura oficial do Recanto neste sábado, às 10h30min. 

 A principal atração do primeiro dia do Recanto, ainda que não do gênero tradicionalista e em outro local, será o show do norte-americano Linsey Alexander, considerado uma lenda viva do blues mundial, destaque na cena musical de Chicago há meio século e que já tocou com nomes consagrados como B.B. King. A apresentação está marcada para 20h, na Concha Acústica da Praça Joca Neves, também no Centro de Lages, e será gratuita ao público.

As informações são do Diário Catarinense.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sábado, 18 de maio de 2013 às 11:51. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias