|

Istambul tem protestos contra reforma de Parque.

Violentos confrontos ocorreram hoje de manhã, pelo quarto dia consecutivo, em Istambul, na Praça Taksim, entre a polícia e centenas de manifestantes contrários a destruição do Parque Gezi, pulmão verde do centro europeu da cidade do Bósforo. 

Manifestantes em Istambul, Turquia.
Na madrugada desta sexta-feira, 31,  as forças polícias turcas atacaram os manifestantes que estavam acampados no parque durante a noite para impedir o começo das obras, que previam a destruição das 600 arvores do parque. Os agentes usaram gás lacrimogêneo e canhões de água. A prefeitura de Istambul, controlada pelo partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) do primeiro-ministro Recip Tayyip Erdogan, decidiu destruir o parque para construir na região um shopping e outros prédios. 

 A Câmara Médica de Istambul informou que pelo menos 100 pessoas sofreram ferimentos. A ONG Anistia Internacional se declarou preocupada com o que descreveu como "o uso excessivo de força" por parte da polícia contra o que começou como um protesto pacífico. Segundo a imprensa turca os confrontos deixaram diversos feridos entre os manifestantes. Entre eles estaria o deputado turco do Partido para a Paz e Democracia (BDP, na sigla em turco), Sirri Sureyya Onder, que se transformou em um símbolo do protesto.  

As informações são do portal Bol.


Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 31 de maio de 2013 às 21:01. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias