|

Lobo guará preto é registrado em Minas.

A lenda do lobo-guará preto se revelou realidade. Um animal que vivia apenas no imaginário das comunidades rurais de Chapada Gaúcha e Urucuia, no Norte de Minas, finalmente apareceu. Nunca visto ou registrado em nenhum local do mundo, o lobo não é conhecido por pesquisadores nem citado em bibliografias de biologia.

Lobo guará 
"Ele tem a morfologia da espécie, pernas longas e finas, orelhas grandes. Só não tem a coloração. Não há outro canídeo parecido com ele. Não há dúvidas de que se trata de um lobo-guará diferente", conta Guilherme Ferreira, biológo do Instituto Biotrópicos, que capacitou três funcionários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari a usar armadilhas fotográficas, acionadas automaticamente quando passa um animal. 

 O gerente da reserva e funcionário do IEF-MG, Cícero de Sá Barros, conta que desde a instalação das câmeras, animais de grande porte foram registrados na área, como antas, onças-pardas, jaguatiricas, gatos- do-mato, tamanduás-bandeiras e veados-campeiros. "Foi uma surpresa muito grande. Vários animais que acreditávamos não mais existir foram identificados", diz. A reserva, que durante a década de 1970 e 1980 foi usada para agricultura, existe desde 1999. Em 2003, foi decretada região de desenvolvimento sustentável, a única no cerrado em Minas Gerais.

As informações são do Estado de Minas.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sábado, 5 de outubro de 2013 às 18:21. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias