|

Terra escapa, por pouco, de tempestade solar.

Em julho de 2012 e no dia 23 de julho de 2014, nas tempestades solares ocorridas, o sol projetou no espaço biliões de toneladas de plasma magnetizado que só não atingiram a Terra porque esta tinha acabado de passar e deixar para trás o cone de projeção. Assim, segundo Daniel Baker, da Universidade do Colorado (EUA), "tivemos uma sorte incrível". Em termos práticos, isso teria significado que em todo o mundo ficaria "paralisado tudo o que estivesse ligado a uma tomada de eletricidade". 
Imagem de explosão solar
Foto: NASA
Se a erupção tivesse ocorrido uma semana mais cedo, teria encontrado a Terra em determinado ponto de sua órbita que a catástrofe seria inevitável. 

A National Academy of Sciences dos EUA calculou, segundo a NASA, o impacto econômico de uma catástrofe desse tipo como algo 20 vezes mais devastador do que o furacão "Katrina", de Agosto de 2005. Uma tempestade solar desta magnitude poderia custar, segundo esse cálculo, 1.500.000 milhões de euros. A NASA considera que esta tempestade foi a mais violenta que se conheça nos últimos 150 anos. Por sorte, o satélite "Stereo-A" ficou no foco da tempestade, "cavalgou-a", e, graças a esse acaso que teria sido desastroso para o planeta, recolheu informação de grande utilidade para o futuro.


Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 25 de julho de 2014 às 16:59. Categoria: , , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias