|

10 dicas para evitar golpes virtuais

Como evitar as fraudes e golpes virtuais que acontecem durante o Natal? Ricardo Giorgi, professor de Segurança da Informação da FIAP, preparou dez dicas interessantes para se proteger.

O especialista acredita que as expectativas de vendas durante o fim de ano são o maior atrativo para criminosos que desejam aplicar golpes nos usuários. “As pessoas devem redobrar a atenção para não ser mais uma vítima dos golpes virtuais, que se intensificam sensivelmente em datas atrativas para o comércio”, afirma.

As ameaças aparecem por meio de SPAM, links de busca maliciosos e promoções inacreditáveis em sites suspeitos. Uma vez pego por esses truques, o usuário tem seus dados pessoais e bancários comprometidos, além de se tornar um transmissor de vírus e outras ameaças.

Confira as 10 dicas do professor Ricardo Giorgi para se proteger das fraudes:
1- Realize transações somente em sites de instituições que você considere confiáveis.

2- Procurar sempre digitar em seu browser o endereço desejado; não utilize links em páginas de terceiros ou recebidos por e-mail.

3- Certifique-se de que o endereço apresentado em seu browser corresponde ao site que você realmente quer acessar, antes de realizar qualquer ação.

4- Certifique-se que o site faz uso de conexão segura (ou seja, que os dados transmitidos entre seu browser e o site serão criptografados) e utiliza um tamanho de chave considerado seguro

5- Não acesse sites de comércio eletrônico ou Internet Banking através de computadores de terceiros ou em LAN-houses e Cybercafés.

6- Se você tem webcam, desligue-a ao acessar um site de comércio eletrônico ou Internet Banking.

7- Mantenha seu Antivírus sempre atualizado; procure usar um produto adequado e conhecido no mercado.

8- Configure seu browser para bloquear janelas pop-up e permiti-las apenas para sites conhecidos e confiáveis, onde forem realmente necessárias.

9- Configure seu programa leitor de e-mails para não abrir arquivos ou executar programas automaticamente.

10- Nunca execute programas obtidos pela Internet ou recebidos por e-mail.

Fonte: InfoOnline

Postado por Fabrício Marques no(a) terça-feira, 22 de dezembro de 2009 às 10:11. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias