|

Programas que fizeram sucesso em 2009

Quais os aplicativos grátis que equipam nossos computadores – e, claro, que são bastante utilizados no dia a dia? A INFO Online fez uma pesquisa e revelou coisas interessantes: além de programas novos, nossos PCs têm até um software que não tem mais atualização. Curioso para saber quais são eles?

VLC Media Player 1: não gosta nem a pau do Windows Media Player? Então instale o player VLC no Windows 7. Esse programa encara os principais formatos de vídeo e áudio, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros - sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional. Ele também tem suporte a legendas.
IZArc: com esse programinha, o usuário pode comprimir e descomprimir arquivos ZIP, TAR, ARC, ARJ e RAR, entre outros formatos. Dono de um visual elegante, o programa é bem fácil de usar e permite a compactação de dados por meio do recurso “arraste-e-solte” ou pelo menu de contexto do Windows Explorer. O IZArc não para por aí. Ele tem suporte a criptografia de 256-Bit AES e integração com o software de antivírus do PC.

DVD Shrink: O grande mérito desse programa é tornar a cópia de DVDs um procedimento simples até mesmo para usuários inexperientes. Mesmo no caso de DVDs de vídeo produzidos em mídias de dupla camada, a cópia em DVD-R ou DVD+R comuns é feita automaticamente pelo DVD Shrink. O software se encarrega de promover os ajustes na codificação para que o conteúdo do DVD original caiba no DVD virgem e mantenha toda a sua estrutura original, com menus, legendas, trilhas de áudio, trailers etc.

uTorrent: se tiver dúvida de qual programa P2P instalar no Windows, escolha o uTorrent. Ele permite que o internauta agende arquivos para serem baixados. Além disso, oferece recursos para a pausa e a retomada de um download – ferramenta essencial para quem baixa arquivos gigantes da web.

Xmarks: com esse aplicativo, o internauta guarda os favoritos do navegador num diretório virtual. O que isso significa: que os bookmarks do usuário podem ser sincronizados. No trabalho ou em casa, os mesmos favoritos ficam à mão. E se um dia um computador der pau, há como recuperar os favoritos. O Xmarks funciona com os navegadores IE, Firefox e Safari. Tem um serviço que permite ao internauta acessar os favoritos remotamente.

Picasa 3.6: o Windows 7 oferece um recurso bacana para organizar as fotos. Mas ele não supera o Picasa. Esse organizador caça todas as imagens espalhadas no PC e oferece formas de organizá-las. Se quiser, o internauta pode usar o Picasa para corrigir os olhos vermelhos das fotos, colocar geo-tags nas imagens e, ainda, usar o sistema de reconhecimento de faces.

Skype 4: um dos melhores programas para realizar ligações telefônicas usando a rede de internet. Com ele, o internauta não paga nenhum centavo quando liga para outro usuário Skype – não importa se a pessoa está no Brasil ou no exterior. Já nas ligações para telefones fixos ou celulares do mundo inteiro, o internauta precisa pagar uma taxa, mas ela é bem menor do que as cobradas pelas operadoras de telecomunicações. O Skype tem ainda comunicador instantâneo e recurso para enviar SMS.

Windows Live Messenger 2009: o famoso comunicador instantâneo da Microsoft não vem pré-instalado no Windows 7. Portanto, é necessário baixá-lo. No Windows 7, o programa mantém a mesma cara, contudo, ganha alguns novos recursos de jump list.

K-Lite Mega Codec Pack 5: esse aplicativo instala no PC um pacotão de codecs e filtros para visualizar diversos formatos de vídeos. Pontanto, ele é uma garantia para abrir formatos de vídeos que o Windows, às vezes, teimam em não abrir. O K-Lite Mega Codec Pack inclui ainda um player capaz de reproduzir arquivos nos formatos Real Time e QuickTime.

Echofon: ex-Twitterfox, esse complemento é um dos preferidos da galera que usa o Firefox. Ele cria um pequeno ícone na barra de status do browser. Clicou nele, uma janela apresenta os tuítes recebidos, as mensagens enviadas e as menções que o internauta teve no microblog.

Google Earth 5: programa para visualizar, por meio de imagens capturadas por satélites, qualquer canto do planeta Terra. Dá para ver o deserto do Saara, a Torre Eiffel, o Coliseu, as muralhas da China, as geleiras dos dois pólos. Nas cidades mais famosas do mundo, como Londres e Tóquio, o internauta consegue navegar pelas ruas. Nessa edição, o programa também apresenta o local exato de naufrágios e o relevo do fundo do mar.

Ashampoo Burning Studio 2010: esse software é uma boa alternativa ao gravador nativo do Windows 7. Ele tem uma interface bastante intuitiva e simples de usar - inclusive, é idêntica à do Nero, popular programa da categoria. O grande destaque do software é o recurso para gravar mídias da tecnologia Blu-ray.

iTunes 9: o gerenciador de músicas da Apple é uma boa alternativa para quem deseja cuidar das músicas armazenadas no PC. Na versão 9, o software ficou um pouco mais leve e ganhou um recurso extra para exibir comandos na jump list do Windows 7

Dropbox: guarda dados importantes no computador? Se esse for seu caso, internauta, você precisa de um eficiente sistema de backup de arquivos. O Dropbox é uma boa indicação. Quando instalado no PC, ele copia os dados para uma pasta segura na nuvem de internet. O bacana é que ele sincroniza, em tempo real, os arquivos entre vários computadores; além disso, permite ao internauta acessar o conteúdo do backup remotamente.

Foxit Reader 3.1: com esse reader, o internauta abre os famosos arquivos do formato PDF. Ele é bem pequeno e não ocupa mais de 6 MB no disco do computador, portanto, não pesa no sistema. Ele tem recursos para o internauta compartilhar informações do PDF e, também, abrir arquivos desse formato com recursos multimídia de som, imagens e vídeos.

CCleaner: um dos programas mais conhecidos para limpar e melhorar o desempenho do PC. O destaque desse aplicativo é a ferramenta que apaga os dados desnecessários do registro do Windows e dá fim aos arquivos temporários do browser.

Fonte: InfoOnline

Postado por Fabrício Marques no(a) quinta-feira, 31 de dezembro de 2009 às 16:49. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias