|

Vinho tinto e vinho branco: qual a diferença?

Na hora de escolher um bom vinho para comemorar aquela ocasião, você fica na dúvida entre o tinto e o branco? Pois saiba que não importa a cor, os dois possuem efeitos benéficos em nosso organismo. Mas qual é a diferença entre estes dois tipos de vinho?

Muita gente pensa que o vinho branco é produzido com uvas verdes, e o tinto com uvas maduras. Na verdade tem a ver com o tipo de uva e não com seu grau de maturação. O vinho branco é preparado com uvas claras e o tinto com uvas mais escuras.


E para a saúde, qual deles é melhor? O vinho tinto possui uma maior quantidade de polifenóis que o branco. E é justamente este composto que torna o vinho uma bebida saudável, ele ajuda a eliminar as toxinas presentes em alimentos gordurosos, como a carne vermelha. O MDA (3,4-metilenodioxianfetamina) é uma substância perigosa, é produto da oxidação das gorduras insaturadas presentes nas carnes, o acúmulo no organismo pode ocasionar o câncer. Como já foi dito, o vinho é rico em polifenóis, uma vez que esses compostos orgânicos se fazem presentes no estômago, retiram por completo os radicais livres, MDA e outras substâncias maléficas.

Depois que essa propriedade foi confirmada, pesquisadores tentam fazer de todos os vinhos, fontes ricas em polifenóis, e com o vinho branco não poderia ser diferente. Como possui um déficit da substância, se tornou o principal alvo de estudos. Já se sabe que a carência em polifenóis neste tipo de vinho é explicada pelo tempo em que o mosto permanece em contato com as cascas e sementes das uvas (de 5 a 6 horas), uma vez que os polifenóis se encontram em maior quantidade nestas partes. A solução então seria prolongar o tempo de contato com semente e casca, e ele se estendeu para três a sete dias, e o resultado? A quantidade de antioxidantes no vinho branco triplicou.

Sendo assim, os dois vinhos, tanto o tinto como o branco, são fortes antioxidantes, e o recomendável seria a ingestão diária e regular desta deliciosa bebida, que além de refinada permite manter um típico hábito brasileiro: o churrasco.

Postado por Unknown no(a) segunda-feira, 29 de março de 2010 às 00:42. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias