|

Petrobras planeja triplicar exportação de petróleo até 2020

A Petrobras prevê triplicar as exportações de petróleo até 2020, para entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de barris por dia, disse nesta terça-feira o presidente-executivo da estatal, José Sérgio Gabrielli, que considerou Estados Unidos e China os mercados mais importantes para a companhia brasileira.

A petroleira espera aumentar a produção de petróleo para 3,9 milhões de barris por dia até 2015 e 4,9 milhões até 2020, contra os 2,1 milhões de barris produzidos este ano, o que poderia fazer do Brasil um dos três maiores produtores de petróleo do mundo, segundo Gabrielli.
"Estamos prevendo que nos tornaremos um grande exportador líquido até 2020, não só de produtos derivados de petróleo mas de petróleo em si", afirmou Gabrielli em uma conferência sobre energia em Cingapura. A Petrobras atualmente exporta 520 mil barris por dia de petróleo.

As exportações para Estados Unidos e China dobrariam para 400 mil a 450 mil barris por dia cada, acrescentou.

"A China será do mesmo tamanho dos Estados Unidos. Neste momento, eles estão em 200 mil a 220 mil bpd para exportação. Isso crescerá para quase o dobro. Esperamos poder aumentar nossa exportação para outros países asiáticos", afirmou ele.

Refino, transporte e vendas responderão por 31 por cento do investimento total. "Nosso grande desafio é extrair recursos", disse Gabrielli.

As informações são do portal Yahoo.

Postado por Fabrício Marques no(a) terça-feira, 1 de novembro de 2011 às 12:47. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias