|

Dinossauro primitivo é encontrado no RS

Mas uma descoberta realizada no Brasil aumenta o conhecimento os dinossauros. O estudo, liderado por Sergio Cabreira, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, Rio Grande do Sul, acaba de ser publicado na Naturwissenschaften, uma prestigiosa revista científica da Alemanha.
P. barberenai  FOTO: Gabriel de Melo
Pampadromaeus barberenai é o nome da nova espécie. Pampadromaeus, em tradução livre, significa ‘o corredor dos pampas’, uma alusão à região onde o animal foi encontrado; barberenai é uma justa homenagem a um dos principais pesquisadores de vertebrados fósseis atuantes no Rio Grande do Sul, Dr. Mário Barberena.

O esqueleto foi encontrado espalhado por uma área menor que um metro quadrado, nas proximidades da cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul.

O Pampadromaeus – do qual se recuperou grande parte do esqueleto – não era um animal muito perigoso. Tinha um tamanho estimado em menos de 2 metros – que pode ser considerado pequeno, comparado ao dos saurópodes, que estão na mesma linha evolutiva da nova espécie. Pela sua dentição, composta de dentes em formato de folha, esse dinossauro deveria se alimentar de plantas.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sábado, 10 de dezembro de 2011 às 18:16. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias