|

Nasa afirma que tempestade solar causou impactos na Terra

A maior tempestade solar em cinco anos ocasionou impactos à Terra nesta quinta-feira (8/3), forçando algumas companhias aéreas a desviar seus vôos, ameaçando interrupções de energia e causando uma impressionante aurora boreal. 

Foto: NASA
A Nasa e outras agências espaciais advertiram que a tempestade poderá alterar os sistemas de posicionamento global (GPS), satélites e redes de energia, o que já levou algumas companhias aéreas a mudar suas rotas de vôo próximas aos pólos. 

 No entanto, o campo magnético da Terra parece estar absorvendo o peso do impacto e é improvável que alcance um nível mais grave, disseram pesquisadores dos Estados Unidos. A ponta da ejeção de massa coronal, uma explosão de partículas e plasma quente, fez com que o Sol entrasse em erupção na quarta-feira, impactando a Terra nesta quinta-feira às 10h45 GMT (07h45 de Brasília), explicou a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, por sua sigla em Inglês).

As informações são do Correio Braziliense.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 8 de março de 2012 às 21:34. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias