Saúde: próteses de silicone estão com vendas suspensas pela Anvisa
Tweetar
As próteses de silicone, para mamas, estão com as vendas suspensas temporariamente pela Anvisa, a partir de amanhã, 22.
A Anvisa determinou que a venda das próteses só poderá ser feita depois de os fabricantes obterem um selo de qualidade, que irá atestar a composição e a resistência do silicone.
A suspensão deve durar até 31 de março, quando o Inmetro irá publicar uma portaria definitva para a certificação de próteses mamárias de silicone.
As novas regras foram aprovadas depois do escândalo internacional envolvendo a marca francesa Poly Implant Prothese (PIP) e a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado, aumentando o risco de o implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras tenham implantes das marcas estrangeiras.
A partir de agora, as próteses terão de passar por testes em laboratórios brasileiros, para checar a resistência e a composição do silicone usado, e exames biológicos. Além disso, os fabricantes serão inspecionados. Até então, a empresa precisava apresentar apenas um certificado do país de origem para conseguir autorização de venda da prótese no Brasil, sendo que os lotes não precisavam ser testados.
As informações são do portal Yahoo.