|

Clonagem inédita em Santa Catarina. Confira!

Pesquisadores da Epagri e do Centro de Agroveterinária da Udesc de Lages comemoraram ontem o nascimento da bezerra Brisa Serrana, da raça flamenga. É o primeiro caso mundial de clonagem de célula de uma fêmea estéril que resulta num clone fértil, explica o médico veterinário da Epagri, Fabiano Zago (D), que fez a pesquisa juntamente com o professor Alceu Mezzalira (foto), doutor em reprodução animal e professor da Udesc. 

Segundo Zago, o objetivo é preservar a raça flamenga, que chegou à Serra Catarinense em 1912 e conta com apenas cerca de 50 animais puros. Ela é importante porque pode produzir leite e carne em proporções equilibradas, com rusticidade. Para a clonagem, foi usada célula da orelha de uma vaca estéril com cerca de 20 anos, com uma vaca fértil. 

O objetivo foi resgatar o genótipo do animal mais velho. Na terceira seção de clonagem, com oito vacas recebendo embriões clones, ocorreu a gestação. A Brisa Serrana nasceu ontem de madrugada, por cesariana, pesou 47 quilos e, aparentemente, é normal. Pelo ineditismo do animal obtido, a intenção dos dois pesquisadores é publicar o resultado em publicação científica internacional.

As informações são do Diário Catarinense.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quarta-feira, 5 de setembro de 2012 às 13:17. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias