|

Manaus: cidade se prepara para cheia do rio Negro.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal realizou, nesta quinta-feira (16), a sexta reunião com representantes de órgão públicos ligados diretamente ao atendimento da população em período de cheia dos rios, como a Defesa Civil. 
Cheia do Rio Negro, em julho de 2012.
Foto: Diego Oliveira

O encontro serviu para comparar as informações de cada órgão, verificar o impacto da elevação do nível do rio Negro e discutir quais medidas serão adotadas. Nesta quinta-feira, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou que o rio Negro vai atingir 29,46 metros de cota máxima em 2013. Hoje, o nível do rio estava em 28,75 metros – abaixo dos 29,78 metros vistos no mesmo dia do ano passado. Apesar da aparente redução do rio em comparação com 2012, as autoridades públicas estão em alerta sobre os possíveis danos que uma enchente de grande proporções pode causar à cidade. 

Em Manaus, a subida das águas atingiu cinco bairros: Glória, Educandos, Presidente Vargas, Raiz e São Geraldo. Nestes locais, a Defesa Civil do Município construiu 640 metros de pontes. A previsão é erguer mais 2.241 metros de passagens suspensas de madeira. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) também está trabalhando com ações de prevenção e retirou 2,9 mil toneladas de lixo de igarapés urbanos da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atua em atividades práticas de orientação à população sobre como evitar contato com a água para não contrair doenças.

O Serviço Geológico do Brasil prevê que pico da enchente, em Manaus, ocorra em 15 de junho – com nível do rio variando entre 28,76 metros e 29,46 metros.

As informações são do Portal Amazônia.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 16 de maio de 2013 às 22:25. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias