|

Caso Carandiru: policiais são condenados a 624 anos de reclusão.

Os 25 policiais militares envolvidos no caso Carandiru que foram a juri nesta semana receberam, no início da madrugada deste sábado (03), a condenação a 624 anos de prisão cada um, por homicídio qualificado. Cada policial foi condenado a 12 anos de prisão para cada morte, de um total de 52. A pena deverá ser cumprida em regime fechado.

111 detentos foram mortos na ação policial
O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão recorrer em liberdade. Os jurados demoraram cinco horas para responder as 7,3 mil questões que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a quatro perguntas para cada uma das 73 vítimas do massacre, multiplicado pelo número de réus. As perguntas se referiam à materialidade, ou seja, questionou se houve crime; autoria (se o réu foi o autor do crime); absolvição e qualificadora (ações que podem ter agravado o crime). 

Apesar de os promotores do caso terem pedido a absolvição dos réus para 21 das 73 mortes, os jurados precisaram responder às perguntas referentes também a essas vítimas. Esta foi a segunda etapa do julgamento. 

Na primeira delas, ocorrida em abril, 23 policiais militares, também todos da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), foram condenados pela morte de 13 detentos, ocorrida no segundo pavimento. Ainda estão previstos outros dois julgamentos referentes às mortes de detentos ocorridas nos outros dois pavimentos do Pavilhão 9, mas as datas ainda não foram definidas. 

As informações são da Agência Brasil.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sábado, 3 de agosto de 2013 às 18:40. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias