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Estudo revela que estudar aumenta a capacidade de recuperação do cérebro.

Uma pesquisa realizada na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revelou que os indivíduos com altos níveis de escolaridade obtêm melhores resultados no tratamento de lesões cerebrais e, ainda, tendem a apresentar sintomas menos severos quando são afetados por doenças neurodegenerativas como, por exemplo, o mal de Alzheimer.


Na investigação, a equipe acompanhou um grupo de 769 pessoas com lesões cerebrais traumáticas graves, muitas delas decorrentes de acidentes de carro ou quedas. Os participantes já haviam passado um período no hospital e participavam da reabilitação. Os pesquisadores dividiram o grupo em três categorias: pessoas que não cursaram o ensino médio, pacientes que tinham concluído o ensino médio e, por fim, aqueles que tinham um curso de graduação. 

Ao final de um ano de acompanhamento, 214 pacientes se recuperaram totalmente da lesão. E desses, quase a totalidade tinha, pelo menos, o ensino médio completo. E quanto mais anos de estudo, maior a taxa de sucesso. “As pessoas com um diploma universitário apresentaram sete vezes mais chances de se recuperar totalmente da lesão do que as que não terminaram o ensino médio”, constata Schneider. “E as pessoas com alguma educação universitária tinham quase cinco vezes mais chances de se recuperar totalmente do que aqueles sem instrução suficiente para ganhar um diploma do ensino médio”, acrescenta.

As informações são do portal Uai

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quarta-feira, 28 de maio de 2014 às 17:20. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

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