Campanha de Vacinação contra a gripe
Tweetar
Inicia-se neste sábado, dia 25, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A mobilização é uma iniciativa do Governo Federal, que ocorre todos os anos às vésperas do inverno, e a vacina é gratuita para maiores de 60 anos. Clínicas particulares também possuem a possui.
Embora a eficácia seja de 80%, muitas pessoas têm medo da vacina. Pesquisadores exclarecem que a vacina é composta de proteínas de vírus mortos. Logo, não há possibilidade de se contrair gripe ao tomar a vacina. Ela simplesmente torna o indivíduo imune àquele agente infeccioso.
É importante saber diferenciar ainda o que é gripe e o que é resfriado. São doenças diferentes, mas que dão dor de garganta e de cabeça. O resfriado dura de três a sete dias e provoca coriza, espirros e dor de ouvido. A gripe dá febre alta, cansaço, dores, tosse, falta de apetite e mal estar, e pode levar a pneumonia. A imunidade da vacina começa 15 dias depois da aplicação.
Outro erro cometido regularmente é a ingestão de antibióticos quando se está gripado. Antibióticos não curam a gripe, e só devem ser ingeridos com prescrição médica em casos de complicações, como por exemplo, pneumonia.