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Benefícios dos exercícios físicos

Veja como as partes do corpo se beneficiam com a prática de atividades físicas.

  1. Cérebro: proporciona sensação de bem estar. Melhora a auto-estima. Reduz sintomas depressivos e ansiosos. Melhora o controle do apetite.
    Como funciona: a atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central.

  2. Nariz e Garganta: reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.
    Como funciona: a atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.

  3. Pulmões: melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.
    Como funciona: a atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

  4. Coração: melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc.). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.
    Como funciona: estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.

  5. Barriga: facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado Combate a obesidade.
    Como funciona: reduz a gordura e aumenta a massa muscular. O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

  6. Pâncreas: facilita o controle do diabetes.
    Como funciona: diminui a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

  7. Pernas: diminui edemas, varizes e o risco de trombose.
    Como funciona: aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.

  8. Vasos Sangüíneos: reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos.
    Como funciona: reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

  9. Músculos: fortalece a massa muscular. Aumenta a flexibilidade.
    Como funciona: a atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.

  10. Ossos: reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.
    Como funciona: estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).

Fonte: MinhaVida

Postado por Fabrício Marques no(a) terça-feira, 5 de maio de 2009 às 23:10. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

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