|

Sua pele também ouve

Uma nova pesquisa comprova que diversas partes do corpo têm participação naquilo que você escuta. Cuidado: não são as paredes, mas sim sua pele que tem ouvidos.

Quando uma pessoa fala, utilizamos uma combinação de sentidos para compreender os sons saindo de sua boca. Os olhos, por exemplo, ajudam na percepção e observação de mudanças expressivas – quem nunca ouviu falar na técnica de leitura labial?

Mas agora pesquisadores da Universidade de British Columbia, nos Estados Unidos, afirmam que a pele também participa da audição.

Para comprovar sua tese, os autores do estudo publicado na Nature, Bryan Gick e Donald Derrick, partiram de um fato simples: para pronunciar alguns sons, emitimos um leve sopro de ar.

Preste atenção: quando falamos palavras com as sílabas “pa” e “ta”, por exemplo, um leve sopro sai de nossas bocas. Já para dizer “ba” e “da” não emitimos esse ar. Os cientistas ligaram então pequenos e silenciosos aparelhos que sopravam essa mesma quantidade de ar na pele de voluntários enquanto eles escutavam uma série de sons.

Durante o experimento, Gick e Derrick constataram que os jatos voltados para as mãos ou pescoço faziam com que as pessoas se confundissem: ao escutarem “ba” ou “da” os voluntários na verdade diziam ter ouvido os sons “pa” ou “ta”

O trabalho poderia ser útil no desenvolvimento de futuros equipamentos de audição e até mesmo aparelhos de telecomunicação para deficientes auditivos.

Fonte: Info Online

Postado por Unknown no(a) segunda-feira, 30 de novembro de 2009 às 07:00. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias