Carnaval favorece inflamação nos olhos, alerta especialista
Tweetar
Os olhos sofrem por conta do carnaval, pois, nesta época do ano, crescem os casos de inflamações oculares, segundo especialistas. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a maquiagem carregada que, em muitos casos, substitui a fantasia faz com que mulheres e crianças tenham maior risco de contrair conjuntivite (inflamação da conjuntiva) e blefarite (inflamação das pálpebras). E as aglomerações facilitam a disseminação da conjuntivite, cujos sintomas são olhos irritados, coceira, inchaço nas pálpebras, fotofobia (aversão à luz) e secreção viscosa.
Um levantamento realizado pelo especialista mostra que o excesso de maquiagem faz com que duas em cada 10 mulheres tenham blefarite. E os sintomas são parecidos com o da conjuntivite, com a diferença de que não apresenta secreção e pode ocorrer a formação de caspas nos cílios. Em 70% dos casos, resulta do excesso de oleosidade da pele que entope as glândulas responsáveis pela produção da camada oleosa da lágrima; e os outros 30% são causados por alergia de contato com cosméticos que inflama estas glândulas. Entre crianças, segundo o oftalmologista, mesmo a maquiagem infantil pode causar alergia ocular, porque elas esquecem que estão maquiadas, esfregam os olhos e acabam contraindo alergia.
Para evitar esses problemas oculares, o pesquisador recomenda manter as mãos limpas, evitar coçar os olhos, não compartilhar objetos e maquiagem, e optar por locais arejados. E, na prevenção da blefarite nas crianças, “o ideal é evitar qualquer produto na área dos olhos dos pequenos”. “Mas quando insistem em se enfeitar, os pais podem usar pasta d’água que é totalmente inofensiva e ainda protege a pele de brotoejas” afirma o especialista.
Fonte: LDC Comunicação. 08 de fevereiro de 2010.