|

Carnaval favorece inflamação nos olhos, alerta especialista

Os olhos sofrem por conta do carnaval, pois, nesta época do ano, crescem os casos de inflamações oculares, segundo especialistas. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a maquiagem carregada que, em muitos casos, substitui a fantasia faz com que mulheres e crianças tenham maior risco de contrair conjuntivite (inflamação da conjuntiva) e blefarite (inflamação das pálpebras). E as aglomerações facilitam a disseminação da conjuntivite, cujos sintomas são olhos irritados, coceira, inchaço nas pálpebras, fotofobia (aversão à luz) e secreção viscosa.

Um levantamento realizado pelo especialista mostra que o excesso de maquiagem faz com que duas em cada 10 mulheres tenham blefarite. E os sintomas são parecidos com o da conjuntivite, com a diferença de que não apresenta secreção e pode ocorrer a formação de caspas nos cílios. Em 70% dos casos, resulta do excesso de oleosidade da pele que entope as glândulas responsáveis pela produção da camada oleosa da lágrima; e os outros 30% são causados por alergia de contato com cosméticos que inflama estas glândulas. Entre crianças, segundo o oftalmologista, mesmo a maquiagem infantil pode causar alergia ocular, porque elas esquecem que estão maquiadas, esfregam os olhos e acabam contraindo alergia.



Para evitar esses problemas oculares, o pesquisador recomenda manter as mãos limpas, evitar coçar os olhos, não compartilhar objetos e maquiagem, e optar por locais arejados. E, na prevenção da blefarite nas crianças, “o ideal é evitar qualquer produto na área dos olhos dos pequenos”. “Mas quando insistem em se enfeitar, os pais podem usar pasta d’água que é totalmente inofensiva e ainda protege a pele de brotoejas” afirma o especialista.

Fonte: LDC Comunicação. 08 de fevereiro de 2010.

Postado por Unknown no(a) segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010 às 10:27. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias