|

Febre aftosa: Termina amanhã, 30.11, o prazo de vacinação no PR

Os pecuaristas do Paraná têm até amanhã, 30.11, para vacinar o gado (bovino e bufalino) contra a febre aftosa e fazer a comprovação da vacinação.

De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do estado, a expectativa é que seja vacinado todo o rebanho paranaense, estimado em 9,3 milhões de cabeças.

Foram apresentados, até agora, comprovantes referentes a pouco mais de 50% do rebanho;  entretanto, a secretaria acredita que a vacinação já supera esse índice e que os produtores apenas não apresentaram o documento, que é obrigatório.

A primeira etapa da campanha, em maio, atingiu 97,02% do rebanho paranaense. Foram vacinados animais com menos de 24 meses, idade mais vulnerável à doença. Na segunda etapa, foram vacinados animais de todas as idades, inclusive os bezerros com poucos dias de vida.

Médicos-veterinários da secretaria visitarão as propriedades que não apresentaram a comprovação, e os responsáveis pelo gado poderão ser autuados e multados em R$ 96,09 por cabeça não vacinada.

Além disso, os proprietários serão impedidos de transportar os animais para qualquer finalidade. O órgão avisa que não serão emitidas guias de Trânsito Animal (GTAs) para proprietários que não apresentarem a comprovação de vacinação do rebanho.

Postado por Fabrício Marques no(a) terça-feira, 29 de novembro de 2011 às 10:52. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias