|

Ressaca que atingiu litoral brasileiro deixa 2 desaparecidos

Uma forte ressaca, em decorrência da passagem de um ciclone extratropical, atingiu o litoral brasileiro desde domingo até nesta terça-feira. Ontem, 21, as ondas chegaram a 3m de altura no litoral carioca e invadiram avenidas litorâneas, onde provocaram danos.

Ressaca no Rio de Janeiro
A meteorologista da Marinha Carla Damásio Cordeiro explicou que a ressaca se deu em função do vento forte que estacionou em alto-mar, ocasionando grandes ondas. Ela enfatizou que esse tipo de situação é comum nessa época do ano. "Geralmente, os ventos vão se deslocando para leste, porém alguns [ventos] permanecem quase que estacionários por mais tempo do que o comum. Quando ocorre isso, as ondas se propagam chegando com maior altura na costa.

Na costa catarinense a ressaca  causou estragos em cidades do litoral norte do Estado nesta terça-feira. O local mais afetado é Barra Velha, onde as ondas chegaram a três metros e o mar avançou por calçadas e ruas. Comerciantes da região do Costão tiveram que retirar móveis para evitar maiores estragos. Na praia da Peninsúla o mar também avançou sobre casas.

Um pescador da região de Macaé (RJ) e outro do sul da Bahia estão desaparecidos.

Para amanhã, 23, não há previsão de ressaca.


Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 22 de maio de 2012 às 20:20. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias