|

Ausência de infraestrutura inviabiliza investimentos na Amazônia

As soluções para uma melhor logística na Amazônia passam por questões rodo-fluviais. A afirmação é do presidente da Federação das Empresas de Logística,Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (Fetramaz), Irani Bertolini. 

Foto: Fábio Jacobi
Em entrevista ao portalamazonia.com, ele falou sobre como as empresas do setor discutem apresentar ao Governo Federal uma série de propostas de melhorias para evitar a perda da competitividade da indústria local. Assim como os importados vêm de outros países, as mercadorias não fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e os insumos para as empresas locais precisam ser transportadas para cá. 

Como não há uma estrada que ligue a capital diretamente aos estados do Sudeste, os produtos realizam uma rota com dois modais: o rodoviário e o hidroviário. A mercadoria, saindo dos Estados da região Sudeste, vem inicialmente por via terrestre até Belém. 

A partir da capital paraense, os insumos precisam vir de barco, saindo da Baía do Marajó: só é possível sair do Porto à noite, pois as ondas têm uma violência natural no período diurno. Com estas paradas, os produtos chegam a Manaus em 12 dias. As consequências da falta de infraestrutura são os prejuízos, diretos e indiretos, no transporte de cargas. 

“No Pará, existe a BR 165 – via importante para a logística – que se estivesse viável, nos daria uma economia de dois dias. Não temos estrada direta. A BR 319 é um sonho e faltam portos tanto nas capitais amazonense e paraense quanto no Amapá e em Porto Velho”, assinalou Bertolini.

As informações são do Portal Amazônia.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 26 de junho de 2012 às 18:58. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias