|

Série de acidentes expõe risco do transporte aéreo em Minas

O aumento do movimento no espaço aéreo e a busca de executivos e empresários por um transporte que permita chegar mais rapidamente aos compromissos coincide com a multiplicação de acidentes com aeronaves particulares em Minas, onde apenas neste mês ocorreram quatro desastres aéreos. 
É a metade do total registrado no pior ano para a aviação no estado na última década, 2009, quando houve oito episódios. 


Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica, erros de avaliação dos pilotos são a principal causa das ocorrências, representando 58,1% do total. Em todo o país, o número de quedas de aeronaves entre 2010 e 2011 teve aumento de 42,3%, passando de 111 para 158 casos. 


De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 10 anos houve 28 problemas com aeronaves apenas nos céus e solo mineiros, desde aves atingidas durante o voo a quedas com morte. Os dois episódios mais recentes envolveram aviões particulares que voavam em condições climáticas desfavoráveis e caíram, matando 11 pessoas. 

O caso com maior número de vítimas ocorreu sábado, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e vitimou oito pessoas, entre elas o presidente da Vilma Alimentos, Domingos Costa Neto, de 58 anos, e seu filho, Gabriel, de 14, em episódio que começou a ser investigado ontem pela Polícia Civil. 

Embora não haja nenhuma indicação de que tenha sido esse o caso no mais recente episódio, é comum que o duelo entre o horário marcado para fechar negócios e garantia da segurança ponha em xeque a relação entre executivos e comandantes. Especialistas afirmam que, em qualquer situação, deve prevalecer a decisão do piloto, mesmo que isso signifique adiar ou cancelar a viagem. Este ano, segundo o Cenipa, já são 84 acidentes aéreos no país.

As informações são do portal Uai.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 31 de julho de 2012 às 10:05. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias