|

Cientistas criam músculo artificial 85 vezes mais forte que músculo natural.

Um "músculo artificial", feito de nanotubos de carbono revestidos com cera, 85 vezes mais forte que um músculo humano, é a última novidade no ramo da nanotecnologia que está sendo apresentada nesta sexta-feira na revista Science

Foto: Cortesia Universidade do Texas, Science / Science
O material, com capacidade para erguer até 100 mil vezes o seu próprio peso, foi desenvolvido na Universidade do Texas em Dallas (EUA), em parceria com pesquisadores brasileiros, australianos, canadenses, chineses e sul-coreanos. 

Apesar do nome, a invenção não se parece com um bíceps humano. O termo "músculo artificial" refere-se à capacidade do material de mudar de forma quando estimulado e produzir força por meio da contração de filamentos — semelhante ao que ocorre num músculo humano, quando as fibras do bíceps se contraem para mover o braço, estimuladas pelos nervos. 

 O material desenvolvido em Dallas é essencialmente uma fibra retorcida de nanotubos de carbono revestidos com parafina. As inovações estão na estrutura helicoidal da fibra, que lhe permite aplicar forças a um objeto quando contraída, e no fato de que essa contração pode ser induzida por um estímulo térmico, produzido por uma corrente elétrica ou luminosa.

As informações são do portal Zero Hora.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 15:49. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias