|

Gripe: uso de vitamina C é controverso.

O inverno se aproxima e os quadros gripais intensificam. O hábito de deixar ambientes fechados e a ocorrência de grande número de pessoas são os principais fatores que contribuem para o aumento do número de casos dessa virose, que pode trazer graves consequências à pessoa.

Para combater a gripe, muitas pessoas recorrem ao uso da vitamina C, seja na forma de comprimidos efervescentes, mastigáveis ou, mesmo, sucos. O que pouca gente é que não há estudos comprobatórios de que a ingestão dessa vitamina ajude a melhorar o quadro gripal.

Os infectologistas afirmam que uma alimentação regular em vitamina C fortifica o sistema imunológico e, dessa forma, os sintomas da doença são mais brandos. Além disso, o período de manifestação dos sintomas é menor nestas pessoas. 

Outra informação importante refere-se à dosagem. Muitos comprimidos disponíveis no mercado contêm 1g de vitamina C. Acontece, porém, que acima de 500 mg o organismo não mais absorve. E como é uma vitamina hidrossolúvel, o excesso é eliminado na urina. Portanto, é dinheiro jogado fora.

Um cuidado especial referente à ingestão de vitamina C: pessoas com tendência à formação de cálculos renais (que têm alguém com cálculo na família) devem evitá-la. 

Portanto, cuide de sua alimentação diariamente.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) segunda-feira, 29 de abril de 2013 às 18:06. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias