|

Pessoas ruivas são mais propensas ao câncer de pele, revela pesquisa.

O estudo realizado por pesquisadores da Havard Medical School e publicado pelo periódico Molecular Cell, revela que o gene melanocortina 1 (MC1R), responsável por ativas e regular a produção de melanina no ser humano, está  associado a um mecanismo celular presente apenas em pessoas ruivas, que as deixa mais susceptíveis a desenvolverem câncer de pele. 

 Segundo o estudo, o gene MC1R sofre mutação por conta da alta variação de melanina vermelha em pessoas ruivas, a feomelanina. Essa mutação mostrou que pode estar associada à destruição de genes que atuam evitando o crescimento de células tumorais.


Essa mutação gera um MC1R alterado, fazendo com que seja produzido mais feomelanina e, por consequência, menos eumelanina, a pigmentação que deixa a pele mais escura. Isso é comum em pessoas ruivas, mas o estudo mostrou que, além da coloração vermelha, a ligação dele com genes como o PTEN, por exemplo, que impossibilita o crescimento de células tumorais, diminui. Isso faz com que a proteção em certos tipos de câncer, como o melanoma, seja prejudicada — explica o médico geneticista Osvaldo Artigalás.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 3 de setembro de 2013 às 21:37. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias