|

Mascar chiclete melhora raciocinio

Os estudantes têm mais um bom motivo para continuarem a mascar chicletes. Desespero para os pais e professores!

Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, os estudantes que têm o hábito de marcar chicletes se saem melhor em testes de matemática. Os médicos da Faculdade de Medicina de Baylor, no Texas, descobriram que o hábito de marcar as gomas deixava os alunos mais concentrados, o que melhorava o desempenho e o raciocínio na solução de problemas.

A pesquisa envolveu um grupo de 108 estudantes, com idades entre 13 e 16 anos, sendo avaliados durante catorze semanas. Metade dos alunos foi autorizada a mascar chicletes sem açúcar durante as aulas, a lição de casa e as provas.

Os alunos que mascavam chiclete tiveram rendimento 3% acima dos demais. Embora seja pequena a diferença, os especialistas garantem que o número não deve ser desprezado. Um outro estudo demonstrou que os chicletes diminuem doses de cortisol no sangue, o hormônio do estresse. Nesta pesquisa, dois grupos de estudantes foram acompanhados em desafios de alta complexidade no computador. Novamente, os estudantes do grupo das gomas se saíram melhor.

Segundo os especialistas, os estudantes devem fazer uso desta "ferramenta" em momentos que exigem maior concentração e dando preferência a chicletes isentos de açúcar para preservar os dentes. Além do mais, os movimentos repetidos podem causar DTM ou disfunção temporomandibular, provocando dores de cabeça fortes e até mesmo comprometendo a alimentação devido ao incômodo persistente.

Postado por Unknown no(a) sábado, 25 de abril de 2009 às 14:31. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias