|

Belém faz 398 anos.

A capital paraense comemora neste domingo, 12, seus 398 anos. 

Fundada em 12 de janeiro de 1616, Belém nasceu da construção do 'Forte do Presépio' – atual 'Forte do Castelo' –, erguido pelos portugueses que chegaram a essa região. A expedição, formada por aproximadamente 200 homens e chefiada pelo capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, tinha o intuito estratégico de proteger a foz do Rio Amazonas de invasões estrangeiras. 

O primeiro núcleo urbano de Belém, formado em torno do forte, veio a se chamar 'Feliz Lusitânia'. Passados 39 anos, o aglomerado recebeu o status oficial de cidade, que foi renomeado como “Nossa Senhora de Belém”, passando posteriormente a “Santa Maria de Belém do Grão-Pará”, até chegar à tão popular “Belém do Pará”. 

Ainda hoje, o bairro da Cidade Velha, que guarda as primeiras construções da cidade, a exemplo da Rua Siqueira Mendes – antiga Rua do Norte, a primeira da capital – e edifícios como o Forte do Castelo, a Catedral da Sé, a Igreja de Santo Alexandre, a Casa das Onze Janelas e a Praça Frei Caetano Brandão – que formam o atual Complexo Feliz Lusitânia – tem um valor e um carinho especial no coração dos belenenses.

As informações são do Portal Amazônia

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 12 de janeiro de 2014 às 14:15. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias