|

Saúde: planta da Amazônia produz repelente para mosquito da dengue e da malária.

Uma pesquisa com a planta pimenta-de-macaco (Piper aduncum) levou à obtenção de uma formulação que age como inseticida e como repelente contra o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Anopheles (transmissor da malária).

Pimenta-de-macaco
O trabalho desenvolvido por Ana Cristina da Silva Pinto, que se iniciou ainda no seu mestrado e estendeu mesmo após o fim do doutorado, gerou formulações à base de uma substância chamada E-isodilapiol, que se destacou entre aproximadamente 15 substâncias pesquisadas, e do óleo essencial da pimenta-de-macaco, cultivada e coletada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na Amazônia Ocidental (Embrapa), no Amazonas, pelo pesquisador Francisco Célio Maia Chaves. 

“Uma coisa é quando a substância está isolada, outra é quando está agindo com vários componentes. Então a ideia era verificar se na formulação junto com o óleo ela tem também esse feito de mortalidade nos mosquitos adultos”. O resultado foi positivo. No total, Ana obteve seis formulações, ou produtos. “Quatro são para passar na pele, em formato de gel e emulsão. E dois são inseticidas de ambiente, na forma de spray”, conta a pesquisadora.

As informações são do Portal Amazônia.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 às 21:42. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias