|

TO: Vale dos Grandes Rios e Bico do Papagaio, maravilhas naturais.

Rico em belezas naturais, o Norte do Tocantins é uma boa opção de destino turístico para quem gosta de aproveitar o contato com a natureza. Além do encontro das águas dos rios Araguaia e Tocantins, no Bico do Papagaio, o Vale dos Grandes Rios é uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica. O lugar é rico em belezas naturais e roteiros de ecoturismo como trilhas, rios, cachoeiras, ribeirões, lago, grutas, cavernas e árvores fossilizadas, tão duras como rochas.

Tronco fossilizado. Foto: Álvaro Vallim/ ATN
Na região, estão as cidades de Filadélfia, Araguaína e Wanderlândia. Em Filadélfia, a 479 km de Palmas, o turista pode visitar um raro e importante patrimônio científico cultural, o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas, formado por florestas petrificadas de aproximadamente 270 milhões de anos. O passeio deve ser agendado, requer guia turístico e disposição para caminhar dois quilômetros até chegar ao sítio fossilífero onde ficam os fósseis de caules, folhas e troncos de árvores. 

O gerente de engenharia, Milton Mineo Hirai, conta que foi ao sítio fossilífero de Filadélfia especificamente para conhecer a floresta petrificada, anterior à época dos dinossauros. “Tenho interesse em paleontologia e arqueologia, aproveitei a oportunidade para conhecer o Monumento de Árvores Fossilizadas. Como paleontólogo amador, achei fantástica a visitação, pois nunca havia tido a oportunidade de encontrar fósseis a céu aberto no Brasil”, afirmou. 

Já em Araguaína, a cachoeira Véu de Noiva recebe o turista com quedas d’água de 20 metros, que formam uma piscina natural de águas geladas e límpidas onde o turista pode se refrescar e relaxar. Outra atração do município é o Lago Azul, formado pela construção de uma usina implantada na década de 60. No local o visitante pode praticar remo, esqui aquático e jetski. No Parque das Águas (Balneário da Jacuba) o turista também pode aproveitar uma boa infraestrutura de quiosques, quadras esportivas, restaurantes, área de camping e banhos refrescantes. 

Um pouco mais ao Norte, em Wanderlândia, o visitante pode aproveitar o contato com a natureza em passeios por cachoeiras, cânions, rios, grutas e cavernas. Nesta região é possível praticar esportes de aventura como rapel, rafting, tirolesa, trekking e bioacross, além de observação de pássaros e animais silvestres. As cachoeiras do Nascente do Areia, do Apertado da Hora e do Córrego Santa Bárbara proporcionam ao turista banhos revigorantes e divertidos. 

Bico do Papagaio 

Nesta região, o destino certo a visitar é o Balneário Manga, na cidade de Angico. No local, a Cachoeira do Trevo é ideal para o turista que gosta de tranquilidade e quer descansar ouvindo barulho da queda d´água. O município também oferece trilhas em meio à natureza quase que intocada, ribeirões e cachoeiras de águas cristalinas. 

Em Esperantina, na divisa do Tocantins com o Pará, extremo Norte do estado, o encontro das águas dos rios Araguaia e Tocantins impressiona quem tem a chance de ver de perto os dois rios que cortam o estado de Sul a Norte, se misturar. Esta é uma região também apreciada por ufólogos, que acreditam na existência de Objetos Voadores Não Identificados (ÓVNIS) no céu da cidade.

As informações são do Portal Amazônia.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 às 19:55. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias