|

Mirtilo (blueberry): uma frutinha de muitos valores.

O mirtilo (Vaccinium myrtillum) é uma pequena fruta, de cor azulada, originária dos Estados Unidos e do Canadá que vem se destacando como uma estrela nutritiva, atuando na prevenção de infarto e de câncer.
A planta pertence à família  Ericaceae (a mesma da azaleia e do loureiro).

Os frutos crescem em cachos e variam em tamanho desde o equivalente a uma pequena ervilha até ao do berlinde. Têm uma cor intensa que oscila entre o azul, o marrom e o preto-roxo e incluem macias flores branco-cinza que cobrem a superfície das bagas e servem de camada protetora. A pele rodeia um tegumento semi-transparente que envolve pequenas sementes.

Os mirtilos cultivados são tipicamente doces enquanto os selvagens têm um sabor mais ácido e amargo.
No Brasil, o Rio Grande do Sul é o principal produtor e sua produção é quase toda destinada ao mercado internacional.

A frutinha é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres que são prejudiciais ao organismo como um todo. Também é rica em flavonoides, que  ajudam a melhorar a função de enxergar melhor e melhorar o sistema circulatório.O mirtilo possui ainda, vitamina B2,C,E, Magnésio, além da fibra pectina, que ajuda a evitar o câncer. 

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 22 de junho de 2014 às 09:00. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias