|

Kadhafi aceita plano de saída pacífica proposto por União Africana

O coronel Muamar Kadafi aceitou hoje o "mapa do caminho", proposta da União Africana (UA) como saída pacífica para o conflito na Líbia, declarou o presidente sul-africano Jacob Zuma.

— A delegação de Kadafi aceitou o mapa do caminho proposto pela UA — disse o presidente em uma breve declaração aos jornalistas em Trípoli.

— A solução proposta será detalhada em um comunicado — acrescentou, sem precisar quando o texto será divulgado.


Zuma explicou que outros "compromissos" o obrigavam a deixar a Líbia na noite deste domingo. Mas disse que outros membros da delegação passariam a noite em Trípoli e viajariam segunda-feira para Benghazi, "capital" dos rebeldes, para tentar convencer a insurreição a depor armas.

A delegação presidencial da UA, que chegou neste domingo a Trípoli para tentar mediar a situação, foi recebida pelo ditador em uma tenda de sua residência de Bab el Aziziya. Ao término do encontro, os membros da delegação posaram para as fotos e saíram sem dar declarações.

A missão da UA é integrada pelos presidentes Amadou Toumani Turé (Mali), Jacob Zuma (África do Sul), Mohamed Ould Abdel Aziz (Mauritânia) e Denis Sassou-Nguesso (Congo), além do primeiro-ministro das Relações exteriores Henry Oryem Okello, que representa o presidente de Uganda, Yoweri Museveni.

Os cinco dirigentes viajaram separadamente de Nuakchott, onde se reuniram na noite de sábado.

A delegação foi recebida por partidários de Muamar Kadafi, que carregavam retratos do ditador e bandeiras verdes do regime.

No sábado, após a reunião em Nuakchott, os mediadores reiteraram os objetivos de sua missão: "o fim imediato de todas as hostilidades", o envio de ajuda humanitária e o início de um diálogo entre o regime e a insurreição.

Depois de Trípoli, os mediadores viajarão a Benghazi, bastião dos rebeldes, para tentar convencê-los a abandonar as armas.
Fonte: Zero hora

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 10 de abril de 2011 às 21:44. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias