|

Cidade de São Paulo tem 176 mil casos de conjuntivite entre fevereiro e abril de 2011

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (11) que recebeu 176.622 notificações de conjuntivite viral dos serviços de saúde entre 1º de fevereiro e 2 de abril. Profissionais de saúde e de educação receberam o alerta. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, todas as unidades das Atendimento Médico Ambulatorial (Amas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão aptas a atender os pacientes com conjuntivite. Caso o diagnóstico seja confirmado, o doente deverá ser afastado do trabalho ou escola, a critério do médico.


O Centro de Controle de Doenças (CCD), da Coordenação de Vigilância em Saúde, (COVISA) informou que, em razão do aumento de notificações de conjuntivite causada pelo vírus 'Coxsackie A 24' (enterovírus com alto poder de disseminação), o monitoramento da doença passou a ser feito, desde 21 de fevereiro, pelo número de casos e não pelo número de surtos, como era anteriormente. A notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde da cidade.

O aumento de casos de conjuntivite foi detectado no início de fevereiro e, por caracterizar uma epidemia, algumas ações foram desencadeadas para monitoramento e controle da situação. Profissionais de saúde foram capacitados para ampliar as ações de vigilância de surtos de conjuntivite e os profissionais de escolas e creches receberam um alerta com orientações sobre as condutas e medidas de controle.


As informações são do Portal G1.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) segunda-feira, 11 de abril de 2011 às 20:26. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias