|

Câncer: Descoberto gene que impede envelhecimento da célula tumoral

A revista Science publicou nesta sexta-feira, 01/07, a descoberta de genes que impedem o envelhecimento das células cancerígenas.

Sabe-se que o envelhecimento celular é determinado pelo encurtamento do telômero - nome dado à extremidade do cromossomo (pontinhas em vermelho na imagem ao lado). Assim, a cada divisão celular, parte do telômero é perdida e isso leva ao envelhecimento das células. Esse encurtamento do telômero é devido à presença da enzima telomerase, que não ocorre nas células cancerígenas.

Na pesquisa foram encontrados dois genes com alta frequência em tumores, denominados ATRX e DAXX, responsáveis por manter o comprimento dos telômeros, evitando o envelhecimento das células cancerígenas.

Segundo as pesquisadoras responsáveis pelos ensaios, nos genes ATRX e DAXX foram detectadas mutações – por sequenciamento ou por imunomarcação – em alguns tipos de câncer. “Todos os genes com uma grande alteração na sequência tinham o telômero mais preservado, o que justifica um dos mecanismos do processo de câncer”, disse a pesquisadora Suely Kazue Nagahashi Marie, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).



As informações são do portal Uol.










Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 1 de julho de 2011 às 13:35. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias