|

Inteligência: Com a idade, a pessoa torna-se mais inteligente

Uma revelação no livro "O melhor cérebro de sua vida", da escritora e editora de saúde do jornal The New York Times (EUA), Barbara Strauch, é que a partir da meia idade o cérebro se reorganiza e passa a agir de maneira diferente, o que nos deixa mais inteligentes, felizes e calmos.

Uma pesquisa realizada por um grupo de neurocientistas da Escola de Medicina Monte Sinai (EUA), analisou o que ocorre em botões localizados nos corpos de neurônios, as células nervosas.


A equipe descobriu que apenas os botões menores, relacionados aos processamentos das novas informações é que envelhecem. Assim, explica-se o esquecimento de coisas recentes como, por exemplo, onde foi que parei o carro?

Por outro lado, outros botões relacionados a fatos marcantes na vida ou a habilidades profissionais não sofrem dano algum.


Uma outra pesquisa realizada por professores psicoólogos da Universidade de Washington revelou que entre os 40 e 60 anos, as habilidades verbal (encontrar sinônimos para uma palavra) e de resolução de problemas melhoram muito.


Sabe-se que o cérebro pode ganhar habilidades surpreendentes à medida que envelhecemos, mas isso não ocorre com todos. Adultos que têm hábitos saudáveis e mente ativa mostram cérebro de alto desempenho na meia-idade.


Há indícios de que a prática frequente de exercícios físicos promove o nascimento de novos neurônios em uma região do cérebro associada à memória. Também a prática de atividades que desafiam o cérebro como, por exemplo, aprender uma nova língua, evitam que o cérebro "enferrugem".



As informações são da revista Época, n.685. 4 jul. 2011

























Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 12 de julho de 2011 às 21:32. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias