|

Espécie fóssil de réptil dava à luz como baleias e golfinhos



Uma dupla de palentólogos estudou um fóssil de uma fêmea de plesiossauro grávida com 80 milhões de anos, encontrado em 1987 no estado de Kansas, nos Estados Unidos. Segundo Luis Chiappe, do Museu de História Natural de Los Angeles e Frank O'Keefe, da Universidade Marshall, também nos EUA, o bicho está mais para uma baleia do que para um lagarto na hora de dar à luz.

Sabia-se, até então, que os mares da época em que o réptil viveu eram cheios de lagartos que não botavam ovos e tinham seus filhotes dentro da água.


O exemplar de Polycotylus latippinus teria medido cinco metros quando vivo e estava misturado a ossos menores e mais delicados, posicionados por dentro do esqueleto maior. Segundo os palenontólogos, o bebê era grandalhão. Ele e a mãe morreram antes do fim da gestação, mas o feto teria alcançado entre 35% e 50% do comprimento do animal maior caso tivesse nascido. A proporção não é normal entre répteis, nem mesmo os da Era dos Dinossauros. Mas, tem a ver com bichos como orcas e outros mamíferos de grande porte.


As informações são do portal Yahoo.



Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 12 de agosto de 2011 às 17:11. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias