|

Astronomia: Um planeta por estrela.

Uma equipa de astrónomos do Instituto de Astrofísica de Paris (França),  concluiu que o número de planetas (exoplanetas) existente na Via Láctea é tão grande quanto o número de estrelas. Desde o primeiro exoplaneta descoberto em 1995, mais de 700 já foram catalogados e à lista vão sendo acrescentando mais alguns, resultados comunicados pela missão Kepler, da Nasa.
Segundo Arnaud Cassan (IAP) e colegas, são centenas de milhões a gira rem torno do Sol. A equipe usou uma técnica de detecção de planetas em redor de milhões de estrelas, que aventa o aumento de um objecto (estrela ou sistema estrelar), entre um observador e uma determinada estrela em estudo e o brilho desta é ampliado por uma microlente gravitacional. No entanto, a lente apenas funciona se (estrela, objecto e observador) estiverem perfeitamente alinhados.

Para detectar a presença de determinado planeta, terá de estar posicionada no local correto, na hora certa, aquando da observação. Em seis estudos, os investigadores obtiveram mais de três mil efeitos de microlentes e a equipa reteve 440 para análise estatística. E a partir destes cálculos é que consideraram existir pelo menos um planeta por estrela, ou seja, 17 por cento destas terá na sua órbita um gigante planeta gasoso, 52 por cento, um mais pequeno tipo Neptuno e 62 por cento, planetas semelhantes à Terra (com cinco a dez vezes a massa da nossa).



Postado por EVANDRO MARQUES no(a) domingo, 15 de janeiro de 2012 às 10:49. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias