|

Pará faz o primeiro casamento civil gay do país

O Pará é o primeiro estado do Brasil a realizar um casamento civil comunitário homoafetivo. A cerimônia aconteceu ontem (28/06), promovida pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Prefeitura Municipal de Marituba.

Foto: Carlos Sodré
Dezoito casais protagonizaram o evento, que ocorreu no edifício Metropolitan Tower, em Belém. Antes, a união homoafetiva era firmada apenas por um contrato estável. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de maio de 2011, os casamentos civis de casais do mesmo sexo passam a não só entregar certidões, como também a garantir direitos – isto é, com o reconhecimento e benefícios assegurados.

Considero este casamento uma grande conquista para a comunidade LBGT do Pará, pois o movimento luta há anos por essa causa. Agora sim, esses casais terão todos os direitos garantidos, direitos estes que antes estavam restritos a casais heterossexuais”, disse o coordenador estadual de Proteção à Livre Orientação Sexual, Samuel Sardinha.

As informações são do portal Amazônia.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 29 de junho de 2012 às 18:05. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias