|

IPVA 2013, em Minas, deverá ficar em 10 e 12% mais barato.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 vai ficar, em média, entre 10% e 12% menor que o deste ano para carros usados. É o que antecipa o subsecretário da Receita Estadual, Gilberto Silva Ramos, ao garantir que o imposto cairá mais em Minas Gerais que em outros estados, como São Paulo, por exemplo, onde a redução será de 8,56%. 

“Estamos fechando os dados e, em Minas, a depreciação dos usados foi maior. O nosso desconto está entre 10% e 12%”, afirma Ramos. O percentual de corte é o maior desde 2010, quando o imposto ficou 13,57% mais barato. A expectativa é de que os valores a serem pagos pelos condutores mineiros sejam divulgados no final da próxima semana. São Paulo saiu na frente e já cravou queda superior a 8,5%, diante da forte retração de preços no mercado de usados. A isenção fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos – em vigor desde o final de maio – é o principal responsável pela queda de preços dos semi-novos e usados, que já chega a 10,24% no acumulado dos dez primeiros meses do ano, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), medido pelo IBGE. 

 Em Minas Gerais, a queda de preços medida pelo IPCA foi ainda mais expressiva, somando 12,37% no mesmo período, mais de dois pontos percentuais acima da média nacional. O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), Marlon Vieira justifica a movimentação do mercado. “O carro usado em Minas Gerais é em torno de 5% a 10% mais valorizado que em São Paulo. Como exemplo, um Palio 2010 que aqui valia R$ 22 mil, lá era cotado a R$ 20 mil”, afirma.

As informações são do Estado de Minas.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 23 de novembro de 2012 às 15:47. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias