|

Paleontologia: descoberta nova espécie de dinossauro na América do Norte.

Uma espécie de dinossauro carnívoro de mais de dez metros de altura que viveu há 98 milhões de anos foi descoberta em Utah (oeste dos Estados Unidos), anunciaram na segunda-feira, 18,  os paleontologistas. 

 O Siats meekerorum foi o principal predador de sua época, se impondo sobre espécies de tiranossauros de menor tamanho durante milhares de anos, informou a revista Nature Communications. 
Concepção artística do Siats meekerorum
Foto: Jorge Gonzalez
 Ele pertence ao grupo dos carchadorontossauros - dinossauros carnívoros -, assim como a maioria dos dinossauros predadores de grande tamanho conhecidos. Seu nome, Siats, faz referência ao monstro devorador de homens de uma lenda dos índios americanos ute, uma tribo cuja língua é parecida com a dos astecas. 

 Viveu no Cretáceo superior e assume o terceiro lugar no pódio das maiores espécies já descobertas na América do Norte. O fóssil do Siats foi descrito por Lindsay Zanno, do museu de ciências naturais da Carolina do Norte, e por Peter Makovicky, do museu Field de História Natural de Chicago, como pertencente a um indivíduo de mais de 9 metros de altura e de pelo menos quatro toneladas de peso.

As informações são do portal Zero Hora

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) sexta-feira, 22 de novembro de 2013 às 21:07. Categoria: , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias