|

Superbactéria resistente a antibióticos é encontrada no Brasil.

Foi encontrada no sangue de um paciente que morreu em São Paulo, uma nova cepa (variedade) de bactéria resistente ao antibiótico vancomicina, medicamento muito empregado no tratamento de infecções causadas pelo Staphylococcus aureus.

A notícia foi divulgada no "The New England Journal of Medicine", na quinta-feira, 17.
Staphylococus aureus
Segundo Flávia Rossi, diretora médica do Laboratório de Microbiologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo (e co-autora da pesquisa), a nova cepa foi detectada em agosto de 2012, quando a vítima ainda estava viva. Segundo Flávia, a nova linhagem não foi a causa da morte do paciente, que sofreu múltiplas complicações. 

Segundo a pesquisa, a nova bactéria preocupa porque pertence a uma linhagem molecular que é comumente associada ao ambiente não hospitalar, designada com o termo "associadas à comunidade" (CA-MRSA, na sigla em inglês). De acordo com Flávia, já existe um tratamento para eliminá-la, mas é um antibiótico mais caro em comparação ao uso da vancomicina.

Postado por EVANDRO MARQUES no(a) terça-feira, 22 de abril de 2014 às 20:15. Categoria: . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0. Fique à vontade para deixar um comentário.

Categorias

Comentários Recentes

Últimas Notícias